Posição do corpo: a posição ideal é ficar com os braços e pernas ligeiramente dobrados e com as costas no encosto, formando um ângulo aproximadamente de 90°. Quando se está mal posicionado ao volante, sua visão da estrada pode ficar prejudicada e dificultar em algum momento de maior atenção.

Itens de segurança: verifique se os itens de segurança estão todos em boas condições, como cintos, freios, estepe, triângulo e faróis.

Mãos no volante: evite tirar as mãos do volante, exceto para trocar de marcha, pois isso fará com que você tenha mais agilidade para manobrar em uma situação de risco.

Mantenha uma distância segura: a colisão traseira é um dos tipos de acidentes mais comuns e normalmente ocorre quando um veículo está muito próximo do outro. Mantenha uma distância segura, que você tenha certeza que, em caso de emergência, irá conseguir frear a tempo, sem colidir com o veículo da frente.

Revisão e manutenção em dia: esse é o primeiro passo para uma direção defensiva: estar com o veículo em boas condições. É muito importante que ele esteja preparado e responda aos seus comandos, evitando assim muitos acidentes.

Conheça bem as leis de trânsito: conhecer bem as leis de trânsito e respeitá-las é primordial para evitar apertos enquanto estamos ao volante, diminuindo consideravelmente a chance de ocorrerem imprevistos.