O motorista de caminhão precisa sempre estar atento a questões como a segurança na estrada e da carga que está transportando, o que pode acarretar tensão devido às muitas horas trabalhadas nessas condições.
Confira algumas dicas para melhorar a sua postura e evitar problemas futuros:

  • Cuidado com as costas: essa região é a que mais sofre, devido aos longos períodos em frente à direção, por isso, é importante manter uma postura ereta e apoiada no encosto do banco, assim, a coluna não fica sobrecarregada, evitando desconforto e problemas futuros mais sérios.
  • Proteja a cabeça: é importante ajustar a altura do encosto para a cabeça, evitando que o pescoço fique inclinado para trás e oferecendo apoio para o condutor não ficar curvado para a frente. Isso diminui o risco de desconforto e torcicolo.
  • Mãos e braços: mantenha as duas mãos sobre o equipamento, sem flexionar demais os braços e deixando os ombros na altura do ponto mais alto do volante.
  • Pés e pernas: deixe a altura do banco de forma que seus joelhos fiquem muito dobrados ou esticados. Sempre que possível, descanse os calcanhares no assoalho do veículo, dessa forma, evitando sobrecarregar o peso das pernas. Mantenha os pés nos pedais somente quando necessário, utilizando calçados firmes e antiderrapantes.