10 regras que salvam vidas:

  1. USE O UNIFORME PADRÃO E EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI

O motorista deve utilizar o uniforme com faixa refletiva ou colete refletivo, calçado de segurança fechado e demais EPI’s específicos para o tipo de operação de

transportes.

  1. NÃO REALIZE ATIVIDADES EM CONDIÇÕES INSEGURAS

O motorista não deverá realizar atividades que coloquem em risco a sua segurança, como: dirigir veículo que apresente problema de manutenção ou reprovado no checklist; conectar equipamento refrigeração em tomada com voltagem diferente do exigido pelo equipamento ou que apresente risco de conexão; subir sobre a carreta; e colocar a cabeça entre a doca e o caminhão durante o processo de carga ou descarga.

  1. UTILIZE OS CALÇOS SEMPRE QUE O VEÍCULO ESTIVER ESTACIONADO

É obrigatório a utilização dos calços nos pneus, evitando o deslocamento do veículo, sempre que o mesmo estiver estacionado ou em processo de carga ou descarga.

  1. NÃO MOVIMENTE O VEÍCULO EM PROCESSO DE CARGA E DESCARGA

O motorista não está autorizado a movimentar o veículo durante o processo de carga e descarga, sem a autorização de um colaborador BRF. A chave do veículo

sempre deve ser entregue ao responsável da BRF após encostar na doca.

  1. USE O CINTO DE SEGURANÇA E RESPEITE O LIMITE DE VELOCIDADE

O motorista deve utilizar sempre o cinto de segurança, inclusive ao trafegar dentro das unidades/CD’s BRF, bem como respeitar a velocidade da via, não ultrapassando o limite de 80 km/h em dias normais e 60 km/h em dias de chuva.

A velocidade de 20km/h em pátios da BRF, também deve ser respeitada.

  1. NÃO LEVE ACOMPANHANTES EM VIAGENS A SERVIÇO DA BRF

O motorista não deve transportar acompanhantes e caronas em viagens realizadas a serviço da BRF (exceto nas atividades em que seja necessário um ajudante ou

motorista instrutor/aprendiz).

  1. RESPEITE A JORNADA DIÁRIA DE TRABALHO E A INTERJORNADA

Todos os motoristas devem cumprir a jornada de trabalho estabelecida em lei, respeitando o tempo de parada para almoço, descanso e interjornada.

  1. NÃO DIRIJA SOB A INFLUÊNCIA DE ÁLCOOL OU OUTRAS DROGAS

O motorista não deve dirigir sob a influência de álcool ou outras drogas.

  1. NÃO UTILIZE O CELULAR OU EQUIPAMENTOS QUE TIREM A ATENÇÃO ENQUANTO DIRIGE

O motorista não deve utilizar o celular e outros aparelhos eletrônicos enquanto estiver dirigindo ou trafegando nas áreas internas das unidades/CD’s.

  1. COMUNIQUE TODOS OS ACIDENTES

É obrigatório a comunicação de todos os incidentes e acidentes de trânsito ocorridos dentro ou fora das unidades/CD’s com veículos carregados ou vazios a serviço da BRF.